sexta-feira, 5 de novembro de 2010

BREVE HISTÓRICO DA FANFEJ

A música para quem não sabe é a canção da aprendizagem.  Em Carnaúba dos Dantas essa expressão está presente nas nossas mentes e faz parte das nossas vidas, colocando-se de forma universal na história do povo da Terrinha.
         Mesmo tendo a tecnologia viabilizado o acesso à canção em todos os ritmos e tons, ainda temos enraizado em nossas mentes e ouvidos, a entonação das obras dos grandes músicos, que fizeram e ainda fazem da nossa Carnaúba  a TERRA DA MÚSICA.
         Nesses últimos anos, o Povoado Ermo vem fazendo valer o título que no passado nos foi concedido “Terra da Música”. Em novembro de 2009, através de um projeto a nível nacional, intitulado BNB Cultural, a Escola Francisco Macedo Dantas, enviou uma proposta musical ao órgão competente, recebendo a posteriori    a notícia de aprovação do trabalho enviado, e que desde de 2008 vinha sendo cultivado  pelos músicos Vitor e Alexandre, apoiado pela Prefeitura Municipal (grande parceira desse trabalho), bem como os alunos, pais e comunidade.   
         A proposta aprovada  pelo Banco do Nordeste, vem revitalizar as atividades da Banda de Fanfarra Francisco Ermindo de Araújo Júnior, ações  demonstradas através de  breves apresentações nos desfiles cívicos, aniversários, apresentações em casas de cultura, eventos escolares e outros.
         Para quem não sabe, os jovens músicos fizeram sua primeira apresentação ao público no ano de 2008, evento esse ocorrido no Povoado Santo Antônio em Parelhas/RN.
         Assim, influenciados pela veia artística presente no município, os artistas do Povoado Ermo tem em seus sonhos, o desejo de divulgar o  trabalho musical promovido naquela   comunidade, almejando condições de acesso e melhorias estruturais e instrumentais aos  componentes da banda, para que estes possam através da música buscar uma profissionalização e multiplicação dos conhecimentos dentro da escola, como também da própria comunidade.
Fonte: Projeto: Terra da Música: revitalização do Grupo de Fanfarra  Francisco Ermindo de Araújo Júnior
Crédito de Imagens: Acervo do Projeto Terra da Música: Revitalização do Grupo de Fanfarra Francisco Ermindo de Araújo Júnior

Nenhum comentário:

QUEREMOS AGRADECER A SUA VISITA